Página inicial > Apresentação

Apresentação

No limiar dos séculos XX e XXI, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia superaram fronteiras antes sequer imaginadas. Descobertas e invenções trouxeram para milhões de pessoas aparelhos e equipamentos que encurtaram distâncias, expandiram os limites do conhecimento e da informação, promovendo uma verdadeira revolução científica e tecnológica. Esta revolução, de um modo geral, não é devidamente inserida e contextualizada no Ensino Médio da maioria das escolas brasileiras, gerando um descompasso entre os conteúdos lecionados nas escolas e o cotidiano tecnológico dos alunos.

O projeto de extensão Física e Tecnologia para a Escola (FisEscola) desenvolvido pela Universidade Federal do Pará - UFPA - Belém - PA, tem como principal objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio, na forma de seminários, as descobertas da Física dos séculos XX e XXI e os avanços tecnológicos que delas decorreram. Com aulas teóricas e descritivas, distantes da realidade dos alunos, o ensino de Física no nível médio tem, quase sempre, se limitado a temas da Física Clássica: Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Calor, Óptica, entre outros.